Atualização Vacinal

Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal de Quixaba realizou nesta manhã de sábado, 16, na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro, o Dia “D” da campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação.

Com o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”, essa campanha de multivacinação teve início no dia 11 de setembro, se estende até o dia 22 do mesmo mês, e tem crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, como público-alvo. O objetivo dessa atualização da caderneta de vacinação é proteger esse público contra doenças que ainda não estão eliminadas e que representam potenciais riscos para quem não estiver devidamente vacinado.

“A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes que ainda não foram vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo o Ministério da Saúde, 53% deles não estão com a vacinação em dia no país”, frisou Germana Sulpino, coordenadora da UBS Robson Carneiro, ressaltando a importância de o município de Quixaba cumprir o seu dever.

Em Quixaba, os dados parciais são de 329 crianças com cartões avaliados até então. Nesta manhã (o Dia “D” da campanha), 113 crianças compareceram à UBS para a avaliação, sendo 21 cadernetas de vacinação atualizadas. A equipe de Saúde de Quixaba já fez todo esse processo de atualização na creche e escolas da rede pública de ensino.

As atualizações das cadernetas seguirão na próxima semana, de segunda à sexta, na UBS Robson Carneiro, das 07h às 11h, e das 12h às 17h. É imprescindível estar portando a caderneta de vacinação e cartão do SUS para tanto.

As vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice viral, Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e Varicela.