5ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Quixaba estará realizando no próximo dia 05 de abril (sexta-feira), no Centro de Treinamento de Professores (prédio que abriga a Secretaria de Educação), das 08h às 13h30, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 5ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema, este ano, será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

A convocação para essa Conferência – realizada a cada quatro anos e prevista na lei 8.142/90 – aconteceu por meio de Decreto da Prefeitura após decisão do CMS (que é constituído por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), membros da gestão e trabalhadores da saúde), e tem como público-alvo, profissionais da saúde, usuários do SUS e representantes das sociedades civis organizadas.

Os principais objetivos da Conferência de Saúde são: avaliar e discutir a situação da saúde da população no Município; analisar o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde; propor as diretrizes para formulação da política de saúde no âmbito municipal, regional, estadual e nacional; e eleger delegadas e delegados para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde.

“A Conferência será um espaço para opiniões, discussões, manifestações. Todo o Município está convidado a participar desse evento, de modo que, a presença e participação de cada um serão de suma importância para estabelecermos melhorias na Saúde de Quixaba”, ressalta Luciana Monteiro, coordenadora da Atenção Básica.

A Programação da 5ª Conferência Municipal de Saúde será a seguinte:

– Credenciamento;

09h – Composição da mesa;

09h30 – Sessão de leitura, discussão e aprovação de regimento da Conferência;

10h – Conferência com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, palestrante Drª Suely Medeiros de Oliveira Morais;

11hCoffee break;

11h20 – Debate e encaminhamento dos trabalhos em grupo;

11h50 – Plenária final com apresentação dos resultados da discussão dos grupos com construção do relatório final da 5ª Conferência Municipal de Saúde e votação das propostas;

12h50 – Plenária de apresentação de eleição dos delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde;

13h30 – Encerramento.